Na próxima segunda-feira (12), às 14h, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, serão apresentadas as novas obras do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) para expandir o sistema de abastecimento de água em Uberlândia e assinados os contratos de adesão ao Programa Buriti com 25 produtores rurais da região.
São quase R$ 50 milhões em investimentos, sendo R$ 39,5 milhões financiados pelo BNDES e o valor complementar é viabilizado pelo Dmae. O cronograma das obras prevê o início dos trabalhos para a próxima semana e a conclusão em 24 meses.
Os investimentos contemplam a construção de uma reserva de 35 milhões de litros de água com cinco novos reservatórios. Atualmente, os reservatórios têm um volume de 82 milhões de litros e, com a expansão, a capacidade será ampliada para 117 milhões de litros, o que representa um abastecimento de reserva para toda a população com duração de 18 horas. A reserva atualmente abastece por 12 horas.
Estação de Tratamento de Água Bom Jardim
O projeto também inclui o aumento na capacidade das estações de tratamento de água (ETA) Sucupira e Bom Jardim de 1.4 m³ para 2 m³ por segundo, que atenderá 1 milhão de habitantes; construção de uma adutora que vai ligar o Centro de Reservação do bairro Santo Inácio ao Luizote de Freitas; e a instalação de 11 zonas de abastecimento na cidade. Essas mudanças visam a preparar a cidade para atender nos próximos anos uma população de um milhão de habitantes.
De acordo com o diretor-geral do Dmae, Epaminondas Honorato Mendes, as obras de saneamento são fundamentais para manter uma oferta de água maior que a demanda. “Os investimentos no sistema de abastecimento propiciam o desenvolvimento da cidade e possibilitam à população residente a tranqüilidade de se ter um sistema de água e esgoto bem tratado e coletado em qualidade e quantidade. Tudo isso, a administração do prefeito Odelmo Leão tem feito com muito afinco”, afirmou.
Também estão previstas na expansão do sistema de abastecimento de água a modernização, substituição e readequação de 23 mil hidrômetros.
Programa Buriti
A proposta do Programa Buriti é recuperar os recursos hídricos da micro-bacia do Rio Uberabinha, localizada nos municípios de Uberlândia e Uberaba. As ações envolvem o cercamento das propriedades rurais que envolvem as nascentes, plantação mudas de espécies nativas, construção de curvas de nível e pequenas barragens de contenção de água da chuva.
“O que se tem observado é uma diminuição de vazão das nascentes que abastecem a região, por isso, é importante cuidarmos da fonte. Este é um projeto extremamente inteligente, no sentido de estabelecer o equilíbrio entre os investimentos na área urbana e também nas nascentes. Pela experiência que temos em outras localidades, diagnosticamos que os mananciais bem protegidos, em cinco ou seis anos, aumentam o volume da produção de água em cerca de 30 por cento”, afirmou.
O Programa Buriti de Proteção e Preservação das Nascentes da Bacia do Rio Uberabinha foi desenvolvido pelo Dmae e conta com o empenho das secretarias municipais de Agropecuária e Abastecimento, Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, a SOM e a Ferub.
"Blog dos alunos do curso TÉCNICO MEIO AMBIENTE da Escola Técnica Saude ESTES-UFU"
alunos Curso Tecnico Meio Ambiente
-
A Fraude do Efeito Estufa - Aquecimento Global, Mudança Climática: Os Fatos Autor: Bluchel, Kurt G. Editora: Publishing House Lobmai...
-
No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas e animais. Eles são muito importantes para o equilíbrio da natureza. Ma...
quarta-feira, 30 de março de 2011
Dmae apresenta expansão do sistema de abastecimento de água
Postado por
Curso Técnico Meio Ambiente "MUSEU"
às
quarta-feira, março 30, 2011
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabens otima essa postagen
Postar um comentário