alunos Curso Tecnico Meio Ambiente

quarta-feira, 30 de março de 2011

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA UM MILHÃO DE HABITANTES



O prefeito Odelmo Leão e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Epaminondas Honorato Mendes, assinaram o contrato e a ordem de serviço para a empresa Serra Azul Engenharia, vencedora da licitação, executar os serviços técnicos de elaboração de estudos e confecção de projetos para ampliação do sistema de abastecimento de água de Uberlândia. O valor do investimento é de R$ 2.205.712,91.
De acordo com o prefeito Odelmo Leão, estudos realizados mostram a necessidade do trabalho. “Para se ter uma ideia, em dezembro do último ano, foram consumidos cerca de 4,25 milhões de metros cúbicos de água. Isso representa o consumo para atender 831 mil pessoas”, disse.
Segundo um levantamento feito pelo DMAE, atualmente são 243.490 ligações de água na cidade, das quais 72,40% são residenciais. O setor comercial corresponde a 18,50% das ligações, o industrial, 8,23% e a área pública, 0,87%.
“Não é de agora que estamos trabalhando. De 2005 a 2012, o departamento terá investido aproximadamente R$ 200 milhões. Isso mostra a preocupação e a responsabilidade que esta administração tem com o povo de nossa cidade. Pensamos não só no agora, mas também no futuro”, disse o prefeito Odelmo Leão, que também anunciou o aumento da reservação de água em 43%.
No próximo ano, serão finalizadas as obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) “Renato de Freitas” – Unidade Sucupira, que após as obras, vai bombear dois mil litros por segundo, a mesma a capacidade da ETA Bom Jardim. Com as duas estações funcionando no limite, a cidade terá abastecimento para uma população de mais de um milhão de habitantes. “Trabalhamos com a antecedência necessária. Calculamos um crescimento médio de 3% da população ao ano. Se considerarmos o consumo equivalente a 831 mil habitantes, no ano de 2017 estaremos com a média de consumo de 1.milhão e 22 mil habitantes, por isso a importância de já ampliarmos a capacidade”, ressaltou Odelmo Leão.
O diretor-geral do DMAE, Epaminondas Honorato Mendes, informou que o trabalho começará efetivamente nesta semana. “A verdadeira essência do projeto é avaliar em primeiro plano o sistema existente. Feito isso, veremos as alternativas para captações, com um estudo técnico e econômico. A partir daí, será feito o projeto de engenharia para a ampliação do sistema. O trabalho tem 120 dias para ser concluído”, informou.

Mais investimentos

Durante a solenidade, o prefeito Odelmo Leão anunciou mais investimentos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “No início do mês de março, devemos entregar seis novos reatores. Depois vamos reformar os já existentes, para que ao final de 2012 o tratamento de esgoto também possa atender uma cidade com mais de um milhão de habitantes”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário: