alunos Curso Tecnico Meio Ambiente

quarta-feira, 30 de março de 2011

Começa projeto para ampliação do sistema de captação de água


O contrato de ordem de serviço para a elaboração dos projetos de ampliação do sistema de abastecimento de água em Uberlândia foi assinado ontem entre a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Água e Esgoto (Dmae), e representantes da Serra Azul Engenharia, empresa ganhadora da licitação. Com isso, a empresa iniciou a coleta de dados para escolher a melhor solução de engenharia técnica e econômica do novo sistema de abastecimento da cidade. Pelo plano, a capacidade do sistema será aumentada para uma vazão de 6 mil litros por segundo e a reservação crescerá 43%, passando de 83 milhões de litros para 126 milhões, o que seria suficiente para atender os mais de 1 milhão de habitantes previstos a partir de 2012. O investimento no projeto é de R$ 2.205.712,91 e o prazo para entrega é de quatro meses, para então início das obras.

Para o prefeito Odelmo Leão, o abastecim

ento de água é uma questão de segurança. “Só em dezembro, a cidade consumiu mais de 4,2 milhões de litros cúbicos de água, o equivalente a uma população de 831 mil pessoas. Pela projeção, em 2017 teremos mais de 1 milhão de habitantes, então vemos a necessidade de iniciar um estudo agora”, afirmou. “Confiamos na empresa escolhida e estaremos empenhados o tempo todo em cumprir o compromisso”, disse o diretor-geral do Dmae, Epaminondas Honorato Mendes.

Segundo o diretor da Serra Azul, Marco Antônio Lage, serão estudadas as melhores alternativas de captação de água, seguidas pelo estudo de campo e elaboração do projeto em si. “Uma das alternativas, já bem encaminhada, é captação na represa de Miranda. Mas também consideramos possíveis aproveitamentos no Rio Uberabinha”

Reajuste

As contas de água deste mês já chegarão aos consumidores com o reajuste de 8% aprovado pelo Comitê Técnico de Regulação dos Serviços Municipais de Saneamento Básico (Cresan) no ano passado. O reajuste, em vigor desde janeiro deste ano, refere-se a uma correção dos índices dos últimos doze meses. De acordo com o diretor-geral do Dmae, Epaminondas Honorato Mendes, o novo valor faz parte do planejamento econômico-financeiro do Dmae e do cronograma pré-estabelecido no planejamento anterior. “Temos investimentos e um conjunto de obras de extrema importância para a população que precisa seguir o cronograma”, disse.

Dos 35 milhões de metros cúbicos já contratados para a nova reserva de abastecimento de água, 10 milhões já estão sendo aplicados em obras na estação de Sucupira, 10 milhões na estação Bom Jardim, 10 milhões no Custódio Pereira e 5 milhões são destinados para a estação na avenida Floriano Peixoto. Mais seis novos reservatórios para tratamento de esgoto devem ser entregues até março deste ano, fechando ao final de dois anos doze reservatórios. Os investimentos do Dmae nas melhorias, iniciadas em 2005, devem somar cerca de R$ 200 milhões.

Nenhum comentário: