Educar os profissionais para o contexto no qual as organizações consideram abordagens socioambientais em sua gestão é um importante passo para que uma empresa incorpore a sustentabilidade em seu cotidiano. Para isso, é necessária uma mudança de mentalidade, de consciência, em todas as suas áreas.
No Centro Completo de Oftalmologia – HCO, em Uberlândia, os colaboradores são permanentemente incentivados e orientados a adotar ações que visam evitar o desperdício de materiais. Com essa iniciativa, o consumo dos copos caiu em 60%. Semanalmente eram gastos 1.500 unidades. Atualmente, são 600.
O hospital também aboliu o uso de sacolas plásticas, passando a utilizar as de papel reciclado. Já os copos descartáveis foram substituídos por canecas personalizadas com o logotipo do centro oftalmológico. Outro fator importante é o reaproveitamento da água da mina, que se encontra abaixo do hospital, para regar todo o jardim.
O HCO irá adotar a coleta seletiva de lixo. Cestos de lixo orgânico, papeis, plástico e metais foram implantados no hospital. Durante a semana do meio ambiente, mais precisamente na quarta-feira, às 9h, os colaboradores terão um curso de como o lixo deve ser manuseado para que possa ser reciclado.
“Estas ações são importantes para preparar o colaborador a não desperdiçar. No hospital, temos vários exemplos de profissionais que levaram para casa o que aprenderam aqui”, explica Anderson Costa, analista de marketing do HCO.
Empresa adota política de sustentabilidade
Promover a conscientização em relação ao desperdício de recursos, adotando a responsabilidade ambiental como hábitos de vida, é o objetivo da agência de publicidade Fórmula P. A empresa adota a política de economia de recursos, prática que incentiva mudanças nos hábitos de seus colaboradores.
Cada colaborador possui uma caneca personalizada com uma tarja contendo informações sobre responsabilidade ambiental. Além disso, todos receberam um comunicado informando a abolição do uso de copos descartáveis dentro da empresa.
Nos espelhos dos banheiros foram colados adesivos reforçando a importância da economia das toalhas de papel e um lembrete nos computadores sempre que alguém solicita uma impressão. "Para demonstrar que estamos lado a lado com os colaboradores na luta pela mudança dos hábitos que agridem o meio ambiente, lançamos mão de uma série de estratégias, entre as quais está o estabelecimento de metas a serem cumpridas", explica Paulo Fernando, diretor presidente da agência.
"Blog dos alunos do curso TÉCNICO MEIO AMBIENTE da Escola Técnica Saude ESTES-UFU"
alunos Curso Tecnico Meio Ambiente
-
A Fraude do Efeito Estufa - Aquecimento Global, Mudança Climática: Os Fatos Autor: Bluchel, Kurt G. Editora: Publishing House Lobmai...
-
No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas e animais. Eles são muito importantes para o equilíbrio da natureza. Ma...
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Boas práticas ganham força na Semana do Meio Ambiente
Postado por
Curso Técnico Meio Ambiente "MUSEU"
às
quarta-feira, junho 08, 2011
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário